Já ouviu falar de treino funcional? Veja como funciona e os benefícios da prática física!

Saiba mais sobre Treino Funcional aqui

Quer perder a barriguinha saliente e ganhar disposição, mas não sabe como? Que tal o treino funcional? A atividade física é ideal para quem quer perder peso de forma rápida. No entanto, tenha atenção: para uma execução segura e eficiente, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.

A modalidade ativa vários grupos musculares ao mesmo tempo, e o peso usado no exercício é o do próprio corpo. Além de ajudar no emagrecimento, o treinamento funcional melhora a flexibilidade, a mobilidade, a coordenação, força e o condicionamento físico. Quer mais vantagens? É possível perder até 800 calorias por aula!

Mas o que fazer, afinal? A seguir, você verá como funciona e os benefícios da prática física. Boa leitura!

Qual é a estrutura básica do treino funcional?

Diferentemente da musculação, o treinamento funcional não utiliza movimentos mecânicos e nem trabalha músculos de forma isolada. A modalidade busca utilizar movimentos naturais do corpo — pular, correr, agachar, empurrar etc. — para dar condicionamento ao indivíduo. O fundamento divide-se em três bases:

Transferência de exercícios convencionais para funcionais

O primeiro passo é trocar gradualmente as atividades habituais para a metodologia funcional. Essa modalidade é mais dinâmica e agrada as pessoas que não têm muita paciência com a rotina da academia e os aparelhos de musculação.

Treinamento do core

O core é a área do tronco — abdômen, quadril e região lombar. A prática funcional concentra os trabalhos na parte central do corpo, pois todos os exercícios envolvem essa região. Pular corda, por exemplo, também trabalha esse grupo muscular. Na musculação, esses músculos são ativados apenas com os abdominais.

Cinestesia

Também conhecida como propriocepção, a cinestesia consiste em atividades executadas em superfícies instáveis. A realização dessas ações aprimora o desempenho do corpo para que ele lide melhor com algum obstáculo.

Quais são os benefícios?

Melhora das funções cardiovasculares, emagrecimento, redução do percentual de gordura, favorecimento do ganho de flexibilidade, mobilidade, agilidade, força e resistência. Muita coisa, não é mesmo? No entanto, vale lembrar que de nada adianta se você não fizer um acompanhamento nutricional adequado.

Como a atividade trabalha vários grupos musculares de forma simultânea, o risco de sobrecarregar alguma região é menor. Além do mais, o programa de exercícios é adaptado ao corpo e ao nível do aluno, respeitando todas as limitações.

Outra vantagem é o aumento da consciência corporal. As atividades funcionais utilizam ações comuns do dia a dia, assim, você passa a observar com atenção seus movimentos corporais. Tomar consciência disso pode melhorar a postura e a maneira de executar as tarefas diárias.

É necessário um treino personalizado com acompanhamento profissional?

Sim! A presença de um profissional de educação física é essencial para alcançar os resultados almejados. É ele quem elaborará um treino personalizado baseado nas suas forças e limitações.

O treino precisa ser individualizado e considerar as características físicas, o histórico de esportes, a alimentação e vários outros fatores que podem influenciar o desempenho. Veja outras vantagens do acompanhamento de um especialista.

Exclusividade

O professor não vai atender você e outras dezenas de alunos ao mesmo tempo. Isso permite que ele acompanhe de perto o seu desenvolvimento. Além do mais, o especialista é responsável por dar motivação para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Treino ajustável

Ocasionalmente, você pode dispor de um tempo reduzido para fazer a aula. Com o profissional qualificado ao seu lado, ele pode ajustar os exercícios e aumentar a intensidade para você queimar a mesma quantidade de calorias de um treino comum.

Além disso, o professor pode avaliar o desempenho diariamente e adaptar os exercícios de acordo com a evolução.

Menor risco de lesões

Com a atenção dedicada ao seu treinamento, o profissional pode observar a postura e a execução dos exercícios. Ao fazê-los de forma correta, você pode evitar lesões por erros ou excessos.

O treino funcional é a tendência do momento em exercícios físicos. Mas, para conseguir um resultado eficaz, é essencial o acompanhamento de um profissional competente. As atividades podem dar disposição e melhorar sua autoestima. Movimente-se e veja os resultados no espelho e na balança.

Você sabia que procedimentos estéticos podem potencializar os resultados das atividades físicas? Entre em contato conosco e saiba o que fazer.

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