Veja os principais tratamentos para acne e comece o quanto antes!

Tratamentos para acne que você precisa conhecer

Você que sofre com cravos e espinhas sabe muito bem o incômodo que o problema pode causar. Mas esse tormento não precisa continuar, pois existem diversos tratamentos para acne que podem melhorar o aspecto da sua pele e, de quebra, elevar a sua autoestima.

A acne é uma doença que provoca a obstrução dos poros da face, do pescoço, dos braços e das costas. É por essa razão que cravos, espinhas, comedões e miliuns aparecem. A origem da patologia pode estar em alterações hormonais, na alimentação rica em gorduras e até mesmo no estresse.

Quer saber o que fazer para se livrar desses pontinhos indesejados? Continue a leitura e conheça os principais tratamentos para acne. Vamos lá!

5 dicas de tratamentos para acne

1. Limpeza de pele

A acne aparece por causa das impurezas acumuladas na derme. Por isso, a higienização da cútis é o melhor caminho para se livrar da sujeira e deixar a pele com aspecto mais saudável. No entanto, nem sempre, a assepsia feita em casa é suficiente para eliminar todas as células mortas. Desse modo, a limpeza de pele profissional é o mais recomendado, afinal, o especialista considera o tipo de pele e o nível da acne para fazer a abordagem mais adequada.

Além disso, o profissional tem recursos para extrair os pontos, sem causar marcas na pele. O tratamento feito por um especialista reequilibra o pH, desobstrui os poros, promove a renovação celular e ainda previne o envelhecimento precoce.

2. Aplicação de ácidos

Esse procedimento é muito eficaz para a prevenção da acne, no entanto, exige cuidado: o uso do protetor solar é obrigatório para evitar o surgimento de manchas! Um dos melhores ácidos para combater a acne é o salicílico, pois auxilia na diminuição da produção de gordura e afina a pele, protegendo-a contra as bactérias. Porém os ácidos azelaico, retinoico, glicólico e mandélico também podem ser utilizados nos tratamentos para acne.

Atualmente, existem vários cosméticos de farmácia — com uma menor concentração de ácido — que podem ser vendidos sem receita. Contudo é essencial buscar um médico antes de iniciar o uso, pois só o profissional é capaz de indicar o ingrediente ideal para cada paciente.

3. Antibióticos manipulados

Em alguns casos, é necessário usar antibióticos orais ou tópicos. Os medicamentos agem contra as bactérias que se alojam nos poros e causam as espinhas. Os comprimidos com tetraciclina, limeciclina, eritromicina e trimetoprim são eficientes no combate aos micro-organismos. Já a clindamicina pode ser encontrada em loções e géis para passar diretamente na pele.

Independentemente da situação, a automedicação é contraindicada, já que é o dermatologista quem vai receitar os manipulados com a dosagem mais adequada para cada indivíduo.

4. Peelings

Esse tratamento promove a renovação celular, por essa razão, causa descamações superficiais na pele. Além eliminar a acne, o procedimento também é responsável pelo desaparecimento das manchas causadas pela doença. O peeling químico com ácido salicílico ou retinoico — dependendo do caso, esses ingredientes podem ser combinados —, por exemplo, promove o clareamento da pele, elimina cravos e também é eficaz no tratamento contra as rugas, pois estimula a produção de colágeno.

Para garantir bons resultados, é essencial evitar a exposição ao sol e utilizar o protetor solar. Sem os devidos cuidados, a pele pode sofrer queimaduras e infeccionar.

5. Acne off

Esse é um programa de tratamento que pode combinar várias intervenções estéticas, uso de dermocosméticos e medicamentos orais para combater a acne. Um dos procedimentos indicados é a alta frequência. As correntes alternadas — com alta e baixa intensidade — têm funções antissépticas, germicidas, fungicidas e bactericidas. Além disso, todos os procedimentos citados anteriormente podem ser utilizados no programa acne off.

Os tratamentos para acne são eficientes para tornar a cútis uniforme e com aspecto mais saudável. Aliás, vale destacar que a limpeza de pele é essencial para qualquer um dos tratamentos aqui citados. Isso porque a derme precisa estar limpa antes de receber os recursos terapêuticos. No entanto, para o sucesso dos tratamentos, é essencial buscar profissionais qualificados para executar os procedimentos e acompanhar a evolução do paciente.

Gostou do conteúdo? Agora que tal conhecer os melhores tratamentos faciais para ter uma pele perfeita? Então continue a leitura e veja como ficar cada vez mais bonita.

Sem Comentários

Cancelar