Saiba o que é reflexologia e conheça seus benefícios para a saúde

Sabia que a reflexologia é capaz de equilibrar seu corpo e sua mente? Essa técnica tem sido bastante utilizada para aliviar dores, curar doenças, tratar o emocional e eliminar traumas. Ou seja, traz muito benefícios, tanto físicos, quanto psicológicos. Vale ressaltar que a reflexologia é um tipo de terapia alternativa muito eficaz reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre esse tratamento, não deixe de ler este texto. Explicaremos o que é a reflexologia, para que serve, em que áreas pode ser aplicada, quais seus benefícios e se há contraindicações. Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!

O que é reflexologia?

Trata-se de uma técnica oriental de massagem que consiste em pressionar zonas específicas dos pés, mãos ou orelhas. Segundo essa terapia, existem pontos reflexos relacionados com todo o corpo — órgãos, glândulas e membros. Quando esses terminais nervosos são pressionados, há um estímulo no sistema nervoso central.

Então, de imediato é iniciada uma série de atividades internas com o objetivo de verificar o funcionamento e o estado da parte do corpo que está sendo estimulada. A reflexologia podal — aplicada nos pés — é a mais utilizada. Cada ponto pode ser localizado por meio de um mapeamento baseado na medicina tradicional chinesa.

Como é a aplicação de reflexologia?

O primeiro passo é preparar o corpo e a mente da pessoa que receberá a aplicação. Para isso, são utilizadas técnicas de relaxamento profundo. Na reflexologia podal, o ideal é realizar um escalda-pés para deixar a região ainda mais sensível ao toque.

A seguir, o profissional pressiona com o polegar várias regiões dos pés a fim de procurar desequilíbrios de energia. Eles são manifestados por uma profunda sensibilidade ao toque ou a sensação de grãos de areia sob a pele. Logo, esses pontos deverão receber maior atenção no tratamento, com a finalidade de tratar ou prevenir disfunções.

Quais os benefícios da reflexologia?

A técnica é capaz de indicar o que está errado e tratar qualquer parte do corpo e também o emocional. Então, entre os inúmeros benefícios, podemos citar:

  • profundo relaxamento e redução do estresse: como é preciso realizar procedimentos para relaxar o paciente, essa sensação pode durar por horas, ou, até mesmo, dias;

  • reequilibra o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e a insônia;

  • alívio de dores agudas: além de acabar com dores imediatamente, também é possível evitar com que aparecem. Dessa forma, é bastante utilizada para tratar dores crônicas como enxaquecas;

  • melhora da circulação sanguínea por ativar a circulação, acaba por influenciar diretamente as funções linfáticas fundamentais, melhorando as defesas do organismo;

  • regulação do sistema digestivo e, com isso, a restauração do metabolismo e a desintoxicação do organismo, eliminando as substâncias que apresentam uma ameaça para a saúde;

  • auxilia na recuperação pós-operatória por aliviar as dores e contribuir para o bom funcionamento do sistema linfático.

Há contraindicações na reflexologia?

É preciso que o profissional analise as condições do paciente. Isso porque essa terapia pode ser contraindicada em situações como hemorragias, períodos menstruais, gestação, diabetes, varizes expostas, trombose, osteoporose, uso de marcapasso e problemas cardíacos.

Enfim, a reflexologia é uma terapia alternativa que é capaz de estabilizar o sistema nervoso. Assim, é extremamente eficaz ao trazer benefícios para o corpo todo, aliviando dores físicas e emocionais. Além disso, pode ser aplicada até mesmo em crianças e idosos, observando o quadro particular de cada indivíduo.

Gostou de saber sobre os benefícios da reflexologia? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias sobre o assunto!

Sem Comentários

Cancelar