Neste artigo, vamos falar para que serve um Endocrinologista e apresentar quais os principais benefícios em realizar um acompanhamento frequente com esse profissional. Acompanhe!

Descubra aqui para que serve um Endocrinologista

Não existe médico mais indicado para acompanhar preventivamente a saúde e o bem-estar das pessoas do que o endocrinologista. Entender para que serve um endocrinologista é, primeiramente, compreender quão ampla é sua área de atuação. A endocrinologia trata, especificamente, as glândulas endócrinas, responsáveis por liberar os hormônios em nosso organismo.

Os hormônios são substâncias que estabelecem o bom funcionamento do corpo. Eles controlam uma variedade enorme de fatores, como crescimento, sono, apetite, condições arteriais, absorção de elementos essenciais — açúcares, por exemplo — e, além de tudo, fazem a manutenção do metabolismo.

O endocrinologista é o especialista nessa área da medicina e se consultar periodicamente com ele deveria ser uma regra geral e incontestável para quem quer elevar a autoestima e se manter saudável. Neste artigo, vamos apresentar quais os principais benefícios em realizar um acompanhamento frequente com esse profissional.

Prevenir-se da diabetes

A diabetes é a deficiência de insulina, hormônio que facilita a absorção de glicose pelas células do corpo. Quando há redução na produção desse hormônio, a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea aumenta, causando sintomas danosos ao organismo.

Nas consultas regulares com o endocrinologista, o potencial da doença pode ser identificado e tratamentos podem ser postos em prática com bastante antecedência, reduzindo consideravelmente os efeitos da diabetes.

Tratar a osteoporose ou osteopenia

Nossos ossos possuem três tipos de células em sua composição:

  • osteoblastos: responsáveis pela formação das estruturas ósseas;
  • osteócitos: que controlam a quantidade de cálcio nos ossos;
  • osteoclastos: que reutilizam as células desgastadas, transformando-as em células novas.

A harmonia entre esses três tipos de células é o que mantém os ossos saudáveis e resistentes, mas existem fatores que podem causar distúrbios nessas células, atingindo principalmente os osteócitos e, consequentemente, reduzindo o cálcio nas fibras ósseas.

A primeira indicação desse estado, determinado pela diminuição da massa óssea por falta de cálcio, é chamada de osteopenia. Ela é o estágio inicial da deficiência e pode evoluir para a osteoporose — que traz consequências mais graves, como a formação de ossos ocos e o aumento da fragilidade óssea — se não for tratada corretamente.

A doença atinge principalmente mulheres a partir dos quarenta anos, por conta da redução de hormônios femininos e do processo metabólico que sofre com o avanço da idade. O endocrinologista, nesses casos, pode acompanhar e sugerir a reposição hormonal para tratar o problema e evitar seu avanço.

Perder peso

O endocrinologista é um grande aliado na batalha pela redução das medidas. Como a redução da massa corporal está diretamente ligada ao equilíbrio energético — que é a relação de quanto se consome com quanto se gasta de energia, basicamente —, o profissional identifica os motivos e os riscos relacionados ao ganho excessivo de peso e encaminha o atendimento para profissionais especializados, como nutricionistas para acompanhamento nutricional e educadores físicos.

Como responsável por acompanhar o tratamento, ele também pode, em casos específicos, receitar medicamentos que auxiliem a conquista de resultados.

Além de todos esses benefícios, é importante procurar um endocrinologista quando você:

  • está com dificuldades para engravidar;
  • tem problemas com menstruação;
  • sofre com distúrbios na tireoide.

Ou até mesmo sem apresentar problema algum! Afinal, a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e a consulta recorrente com esse especialista é fundamental se esse for o seu objetivo.

Agora que você sabe para que serve um endocrinologista e conheceu alguns dos muitos benefícios que o acompanhamento com esse médico pode oferecer, não perca a oportunidade de aprender diversas dicas e sugestões sobre saúde. Siga nossas redes sociais e acesse todos os conteúdos em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Google+.

Sem Comentários

Cancelar