O que é empoderamento feminino.

O que é empoderamento feminino e quais seus principais princípios?

O empoderamento feminino tem ganhado força nos últimos anos, apoiando mulheres na luta pela igualdade de direitos sociais, políticos e econômicos. Muito disso se deve à capacidade viral das redes sociais, que fazem ecoar as vozes e multiplicam seus efeitos.

Esse movimento tem suma importância na busca pela igualdade de gênero e na construção da sociedade do futuro. Por isso, no post de hoje, explicamos o que é e quais são os princípios do empoderamento feminino. Acompanhe!

O que é empoderamento feminino?

O conceito vem do inglês “empowerment”, cujo significado é dar poder. Nesse sentido, empoderar-se é o ato de tomar para si o protagonismo em suas escolhas e decisões, por meio da promoção da autoestima.

No caso, trata-se da conscientização da mulher no sentido de reverter anos de injustiças que prejudicaram o gênero, desconstruindo uma cultura já enraizada em nossa sociedade.

Embora estejam interligados, empoderamento feminino e feminismo são coisas diferentes. O feminismo é o movimento que luta pela equidade de gênero, enquanto o empoderamento é a consciência coletiva, que se manifesta por meio de ações que visam fortalecer mulheres e, assim, promover efetivamente a equidade nos âmbitos em que ela é minoria.

Pode-se dizer que ele é uma consequência do movimento feminista. No entanto, empoderar uma mulher engloba muito mais, desde o incentivo a ocupar lugares antes destinados aos homens, até a promoção da aceitação do próprio corpo.

Quais são seus princípios?

Criados pela ONU Mulheres, em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios de Empoderamento das Mulheres constituem uma cartilha para orientar o meio empresarial sobe como delegar poder às mulheres no mercado e ambiente de trabalho, e na comunidade.

Dentre os sete princípios, destacamos:

Liderança

Estabelecer uma liderança corporativa que considere a igualdade de gênero, em alto nível.

Igualdade de oportunidades

Tratar homens e mulheres de forma justa no ambiente de trabalho, sem qualquer distinção ou discriminação, apoiando e respeitando os direitos humanos.

Incentivo à educação

Promover a educação e capacitação, bem como incentivar o desenvolvimento profissional de mulheres no meio corporativo.

Apoio ao empreendedorismo

Apoiar o empreendedorismo feminino, utilizando as cadeias de suprimentos e marketing para promover políticas de empoderamento das mulheres.

Garantia de saúde e segurança

Assegurar a saúde, bem-estar e segurança de todos os funcionários e funcionárias de uma organização.

Qual é a importância da luta feminina?

Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de garantir benefícios exclusivos ao gênero feminino — muito pelo contrário, sua principal bandeira é a equidade. Sendo assim, o empoderamento impacta positivamente a sociedade em diversos campos. Acompanhe!

Garante mais representatividade às mulheres

O empoderamento feminino cumpre seu papel levando mais mulheres aos cargos de liderança dentro da sociedade, não inclusive na política. Ter mais mulheres no poder público traz benefícios não só para elas, mas para toda a sociedade. Trata-se de ganhar uma governança mais heterogênea e equilibrada.

Gera mais opções para as empresas

Em um mercado cada vez mais competitivo, dar às mulheres as mesmas oportunidades que são dadas aos homens cria inúmeras possibilidades de contratação, podendo montar equipes mais equilibradas e eficientes.

Confere mais igualdade

O empoderamento feminino vem transformando a sociedade, libertando homens e mulheres de velhos paradigmas, convenções arcaicas que amarravam não só o suposto sexo frágil quanto os próprios homens.

Desconstruir essa cultura é um passo fundamental na criação das próximas gerações, para um futuro mais justo e igualitário. O empoderamento feminino é o braço efetivo da luta na busca pela igualdade, no sentido de reverter anos de inferioridade.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas suas redes sociais e ajude a levar essas informações para todas as mulheres. Vamos lá!

Sem Comentários

Cancelar