O que é acompanhamento nutricional? Descubra os seus benefícios!

Se você acredita que um acompanhamento nutricional só é indicado para quem deseja emagrecer, pode começar a mudar de conceito. Tão importante quanto frequentar um médico especialista ou até mesmo um clínico geral, a consulta regular a um nutricionista pode garantir não só os indesejáveis quilinhos a menos, mas auxiliar na manutenção da sua saúde e bem-estar.

Isso porque os alimentos que ingerimos são os responsáveis pelo bom funcionamento — ou não — do nosso corpo. Assim como o excesso de açúcar ou sal pode ocasionar diabetes e hipertensão, a falta de vitaminas pode afetar o sistema imunológico, provocando anemia e até depressão. Dessa forma, é importante entender o que estamos consumindo e como essa alimentação afeta nosso organismo.

Crianças, gestantes, idosos, pacientes de diabetes e hipertensão, todos podem usufruir dos benefícios do acompanhamento nutricional. Dentre as inúmeras vantagens existentes, citaremos 5 motivos pelos quais você deve começar a frequentar um nutricionista regularmente:

Maior longevidade

Acredite, uma má alimentação tem incidência direta sobre muitas doenças crônicas, como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Mudar os hábitos alimentares hoje, principalmente nas crianças, pode evitar o surgimento ou agravamento dessas doenças. Logo, quem deseja viver mais e melhor, deve começar por um prato mais balanceado.

Mas, lembre-se: nada de mudanças drásticas ou o resultado pode ser o oposto ao esperado. Dietas milagrosas e restrições alimentares sem acompanhamento médico podem resultar em graves problemas de saúde. Por isso, a importância de uma consulta médica para avaliar se o que você anda consumindo hoje está correto e como pode ser modificado aos poucos.

Eliminação dos quilos a mais

Que atire o primeiro brigadeiro quem nunca desejou perder ao menos uns quilinhos! E o pior é que eles parecem super resistentes. Você pratica exercícios, foge dos doces e carboidratos, e eles insistem em continuar localizados no seu corpo.

Ao invés de morrer de ódio da amiga que come horrores e parece nunca engordar, entenda que cada metabolismo funciona de uma forma e você precisa descobrir como o seu anda agindo. Com um acompanhamento nutricional, o você consegue uma dieta ideal para o seu caso e vai poder conviver em paz tanto com a amiga comilona, quanto com a balança.

Aumento da energia

Sabe aquela sensação de que não trocaram sua bateria hoje? E é capaz de você não ter trocado mesmo. Os carboidratos, por vezes vistos como vilões, podem ser a resposta pra sua falta de energia ao longo do dia.

Repor os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo ajuda a manter o ritmo, dando mais disposição às tarefas diárias. Com uma reeducação alimentar, o nutricionista troca suas pilhas por novas!

Gravidez saudável

Além das consultas regulares ao obstetra, a futura mamãe deve buscar o acompanhamento de um nutricionista durante e após a gestação — afinal, logo na sequência vem o período da amamentação e cuidar do que se come nessa fase é tão necessário quanto na gravidez.

O aumento de peso durante a gestação não é a única preocupação; a gestante corre o perigo de desenvolver obesidade, diabetes gestacional e eclampsia, sem mencionar os prejuízos à formação do bebê devido à falta de nutrientes. Com o acompanhamento adequado, a única surpresa da gravidez será descobrir o sexo do bebê.

Alternativas alimentares

Ainda existe um imaginário coletivo de que a visita a um nutricionista implica passar a comer apenas coisas menos apetitosas. Mas isso é um mito! Claro que gordura, fritura e açúcar em excesso não devem mesmo ser consumidos. Mas quem disse que um cardápio mais saudável precisa ser monótono e desagradável?

Pessoas com restrições alimentares por alguma doença ou alergia são as mais beneficiadas nesse quesito, pois podem reaprender a se alimentar e descobrir que pode haver prazer em comer bem.

Quando o assunto é saúde, não dá pra contar com a sorte! Quanto antes você começar a cuidar da alimentação, com acompanhamento adequado, mais benefícios irá notar: melhor qualidade de vida, elevação da autoestima, melhoria no desempenho das atividades físicas, reeducação alimentar, entre outros.

Se você ainda não faz um acompanhamento nutricional, entre em contato conosco e descubra o prazer de comer e viver bem.

Sem Comentários

Cancelar