Conheça quais são os tipos mais comuns de dermatite.

Conheça os tipos de dermatite mais comuns!

A dermatite é uma inflamação que desperta algumas respostas alérgicas na pele. É provocada por reações adversas a medicamentos, contato com algumas substâncias alergênicas, problemas de circulação, estresse e muitos outros motivos.

Pode atingir qualquer parte do corpo e, apesar de não se tratar de uma doença grave, provoca grande desconforto. Seus sintomas variam de acordo com as causas e a sensibilidade de cada paciente.

O diagnóstico é feito por meio da identificação dos sintomas e da investigação das causas envolvidas. Se não forem tratadas corretamente, podem levar ao desenvolvimento de outras complicações.

Sabendo disso, preparamos este post com os principais tipos de dermatite, para que você saiba identificá-los e buscar o melhor tratamento. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Dermatite de contato

Também chamada de dermatite alérgica, essa variação da doença pode surgir logo após a exposição a um agente causador de irritação ou alergia, ocasionando muitas manchas vermelhas na pele, erupções, coceira e descamação.

Pode aparecer logo após o primeiro contato com algum componente alergênico, como  sabonetes, itens de depilação, cosméticos, joias, perfumes e produtos de limpeza. Geralmente, é resolvida controlando-se a exposição à causa da alergia, além do uso de loções, cremes antialérgicos e emolientes.

Dermatite atópica

Também conhecida por eczema atópico, é um dos tipos mais comuns da inflamação. É uma doença crônica da pele que manifesta erupções que coçam, formam crostas e costumam aparecer nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.

Não é contagiosa e pode vir associada de asma brônquica e rinite alérgica. Inicia-se na infância e fica menos intensa na fase adulta, podendo desaparecer completamente na maioria dos casos.

Dermatite ocre

A dermatite ocre é uma consequência direta da insuficiência venosa, que resulta no extravasamento de sangue para o tecido subcutâneo do paciente. Além disso, está, na maioria das vezes, associada às varizes. Provoca mudanças de coloração nas pernas e nos tornozelos fazendo com que adquiram uma tonalidade roxa ou marrom.

Dermatite esfoliativa

É um dos tipos de dermatite mais agressivos e atinge grandes áreas do corpo. Também provoca febre, inchaço, calafrios, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas nos braços, nas pernas e no peito. Se não tratada devidamente pode causar complicações, como infecções generalizadas e paradas cardíacas.

Dermatite seborreica

Conhecida como seborreia, a dermatite seborreica é uma inflamação da pele caracterizada pela presença de vermelhidão e escamas brancas e amareladas com aspecto oleoso, que costuma aparecer no couro cabeludo.

Contudo, ela pode comprometer a face, as sobrancelhas, os cantos do nariz, o tronco e outras partes do corpo. É mais comum nos homens e seu aparecimento na maioria das vezes está relacionado a problemas hormonais e estresse.

Normalmente, o controle da exposição ao agente causador da irritação ou alergia é o suficiente para minimizar os sintomas da maioria dos tipos de dermatite. No entanto, é indispensável consultar um médico para que ele possa diagnosticar a variação da doença e receitar os medicamentos mais indicados para cada caso. Então, se você já apresentou alguns desses sintomas citados no post, procure um dermatologista para começar o tratamento adequado e evitar maiores complicações.

E aí, gostou de conhecer os diferentes tipos de dermatite? Quer mais informações sobre saúde e bem-estar? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais e mantenha-se sempre bem informado! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Google +!

Sem Comentários

Cancelar