Conheça as principais doenças de pele, suas características e tratamentos em nosso artigo!

Conheça aqui as principais doenças de pele

Ter uma pele bonita e hidratada é o objetivo de muita gente. Os efeitos de algumas das principais doenças de pele podem ir muito além da cútis e chegar também ao bem-estar emocional.

Por ser o órgão mais exposto do corpo humano, a pele recebe diariamente uma série de agressões: exposição solar, depilação, itens alergênicos e uma infinidade de fatores que pode contribuir para o aparecimento de manchas e outros problemas.

As doenças de pele são extremamente comuns. Então, se você quer saber mais sobre as principais doenças de pele, continue lendo este post que vamos explicar tudo!

Principais doenças de pele

Rosácea

Mais comum entre mulheres, a rosácea costuma aparecer entre os 30 e 50 anos. É caracterizada por sintomas que incluem secura ocular, protuberâncias semelhantes à acne, vermelhidão e inchaço das áreas afetadas — rosto, testa e bochechas são as mais recorrentes. Bastante confundida com queimaduras solares, a rosácea não tem uma causa definida, mas estudos apontam fatores genéticos e ambientais como os principais.

O tratamento é feito com produtos tópicos, mas é importante salientar que a rosácea não tem cura, embora alguns cuidados possam ser tomados para evitar as crises: banhos quentes, consumo de álcool, comidas apimentadas e outros fatores que possam causar a dilatação dos vasos sanguíneos.

Melasma

Mais uma vez, as mulheres são as mais afetadas. O melasma se caracteriza por manchas escuras e sem formato definido, especialmente no rosto, mas pode aparecer também em outras áreas que recebam sol, como braços e colo. As causas incluem alterações hormonais, exposição solar e o uso de anticoncepcionais e, justamente por ser tão relacionado aos hormônios, a gravidez costuma ser o momento em que algumas manchas podem aparecer.

O melasma não é cancerígeno, mas é sempre bom procurar um dermatologista ao primeiro sinal de manchas para averiguação e indicação do tratamento correto — cremes clareadores são bastante indicados para esses casos.

Psoríase

Embora muito comum, a psoríase é uma das principais doenças de pele com alto impacto na autoestima, pois apresenta lesões avermelhadas e que descamam em partes visíveis do corpo como joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

A psoríase ainda não teve sua causa exata definida, mas a teoria mais aceita diz respeito à “célula T”, que seria uma célula presente em todo o corpo que faz uma varredura para encontrar corpos estranhos que precisam ser combatidos. No caso da psoríase, a célula T acaba atacando células saudáveis da pele, o que caracteriza a psoríase como uma doença crônica e autoimune.

O tratamento pode ser feito de forma sistêmica, tópica ou por fototerapia. O melhor método levará em conta a gravidade do caso, mas o objetivo é fazer com que as células da pele parem de crescer tão rapidamente, o que diminui a formação das placas de descamação e uniformiza a aparência da pele.

Acne

Engana-se quem pensa que acne é problema de adolescente! A acne surge quando os folículos pilosos (onde nascem os pelos) se entopem com sebo e células mortas, virando um prato cheio para bactérias que causarão a inflamação.

Embora as alterações hormonais da puberdade ajudem a entender o problema nesta fase da vida, crianças e adultos não estão totalmente livres delas. Como o surgimento da acne está intimamente ligado à produção de sebo, pessoas de qualquer idade estão sujeitas ao seu aparecimento.

Manter a pele limpa e evitar exposição solar podem ajudar a diminuir o problema, mas, dependendo do caso, alguns medicamentos podem ser usados para normalizar a produção de sebo.

É comum muitas pessoas ignorarem os sinais que a pele dá achando que eles se resolvem sozinhos, mas isso pode ser sinal de um problema mais grave, como o câncer de pele. Por isso, é imprescindível consultar um dermatologista aos primeiros sinais de manchas ou alterações.

Gostou de saber um pouco mais sobre as principais doenças de pele? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sem Comentários

Cancelar