Benefícios da Criolipólise: a lipoaspiração sem cirurgia

Os tratamentos estéticos estão sempre evoluindo e novos tratamentos são descobertos a cada dia. A criolipólise é o atual queridinho, escolhido de 9 entre 10 pessoas que desejam eliminar gorduras localizadas. Você já conhece o tratamento? Saiba tudo neste artigo que preparamos.

O que é criolipólise?

Criolipólise é o um tratamento estético que congela e elimina gorduras localizadas sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. Por isso, vem sendo apontada como a lipoaspiração sem cirurgia.

Como funciona o procedimento

A técnica foi desenvolvida pelo dermatologista e pesquisador Rox Anderson, da faculdade de Medicina de Harvard. Um aparelho criado especificamente para esse fim “suga” as células de gordura localizada e as congela a temperaturas até -11ºC. As baixas temperaturas destroem as células de gordura sem danificar músculos, nervos e outras estruturas próximas ao local da aplicação.

Uma parte da gordura a ser eliminada é conduzida ao fígado para ser metabolizada e expelida naturalmente. A outra parte é reaproveitada pelo organismo. Não há risco de sobrecarga do fígado, pois o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura ao órgão para ser metabolizada.

Benefícios da criolipólise

A lipoaspiração é o segundo procedimento mais realizado no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ficando atrás somente do implante de silicone nos seios. Ainda conforme a SBCP, a busca por alternativas menos invasivas cresceu 390% entre 2014 e 2016 (últimos dois censos realizados pelo órgão).

Isso explica a grande adesão à criolipólise e tratamentos semelhantes. Um dos principais benefícios da técnica é a rapidez dos resultados. Normalmente, uma sessão já é o suficiente para eliminar a gordura localizada, sendo que pode ser necessária uma nova aplicação após 90 dias. Estudos de Harvard indicam que uma única sessão é capaz de reduzir de 20 a 25% da gordura localizada na área de aplicação. Dez dias após a realização do procedimento, já é possível perceber a diferença, sendo que o efeito máximo aparece entre 30 e 90 dias (os resultados variam de pessoa para pessoa).

Outro benefício da criolipólise é que o tratamento não deixa cicatrizes, já que é feito sobre a pele. Após a sessão, o paciente pode voltar às suas atividades normais imediatamente.

Há relatos de pacientes informando que a criolipólise melhora o aspecto da celulite, em virtude da eliminação da gordura localizada. Ainda não há comprovação científica sobre essa relação, mas fotos de antes e depois dos pacientes indicam uma considerável melhora.

O método não é invasivo e é praticamente indolor. Pode deixar uma vermelhidão, inchaço e hematomas no local da aplicação, causando uma dor leve à moderada nos primeiros dias. Após uma semana, esses sintomas já devem ter passado.

Indicações da criolipólise

O tratamento é indicado para pessoas que estão no seu peso ideal (ou próximo dele) e que possuem aquelas gorduras localizadas – conhecidas como ‘pneuzinhos’ – difíceis de eliminar com exercícios.

Por ser realizada com um aparelho específico, a criolipólise não pode ser feita em todas as regiões do corpo. É indicada para a região abdominal, pneuzinhos das costas, glúteos, coxas, flancos, braços e culote. Por enquanto, não é possível aplicar no rosto, pois os aplicadores disponíveis no mercado não encaixam em regiões tão pequenas. Segundo o fabricante do aparelho, devem ser lançadas ponteiras para outras regiões do corpo em breve.

Contraindicações

Apesar dos inúmeros benefícios, a criolipólise não pode ser realizada por qualquer pessoa. A aplicação não é indicada para pessoas com sobrepeso ou obesas, bem como gestantes, pessoas com sensibilidade ao frio (como quem tem urticária, por exemplo), quem tenha realizado cirurgia recentemente (menos de 6 meses), pessoas com processos infecciosos ou com doenças metabólicas descompensadas, entre outros.

Agora que você já conhece a criolipólise, agende sua consulta na Clínica Grendene mais próxima de você para fazer uma avaliação e iniciar seu tratamento estético.

 

Sem Comentários

Cancelar