Afinal, o que é HIIT?

HIIT, High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade é um modo de treino que está chamando a atenção por ser rápido e eficiente, tanto para quem quer melhorar seu condicionamento físico, como para quem quer perder peso. “As evidências cientificas comprovam que de fato o HIIT é um  forte aliado metabólico sobre os parâmetros da saúde”.

Já virou febre e está inserido no quadro de horários e diversas academias em aulas coletivas, também no treinamento personalizado e pode ser facilmente executado em casa, desde que com orientação de um educador físico e liberação médica. Pois trata-se de um treinamento puxado e caso comece a ser feito por quem não está praticando nenhuma atividade física, precisa ser periodizado e respeitando uma progressão gradual, afim de  condicionar-se fisicamente para atividades mais intensas.

O treino consiste em intercalar período de atividade intensa com período de recuperação, podendo durar de 4 a 30 minutos dependendo do protocolo utilizado. O mais conhecido e utilizado é o Tabata que consiste em 20 segundos de atividade intensa para 10 segundos de recuperação. Pode ser feito na bike, correndo, nadando, com exercícios  variados que que utilizando o peso do próprio corpo, com Ketlebell, corda…  E não podemos esquecer de que como em qualquer outra modalidade é importante realizar um aquecimento antes e a volta a calma após a atividade.

Alguns dos benefícios do Hiit além do tempo reduzido de treino são:

  • Ganhos de condicionamento físico e resistência (aeróbico e anaeróbico)
  • Melhora da saúde cardiovascular
  • Aumento da queima de gordura *
  • Aumento do Metabolismo *
  • Melhora dos perfis de colesterol
  • Melhora da sensibilidade a insulina (Os músculos usam mais prontamente a glicose para

    produzir energia)

 = *Perda de peso!

De acordo com estudo feito na universidade de Laval, o Hiit pode queimar até 9x mais gordura se comparado ao exercício aeróbico de baixa intensidade, como a caminhada por exemplo.

Exercícios aeróbicos tradicionais, só queimam calorias durante o exercício, no HIIT o corpo continua queimando calorias por até 48 horas. Isto se dá por causa do consumo de oxigênio pós exercício (EPOC), ou seja, a capacidade do organismo de continuar consumindo oxigênio e calorias mesmo depois do treino.  Por este motivo se feito com regularidade de 3 vezes

por semana , respeitando o intervalo de um dia de descanso entre um e outro já é suficiente para se ter 100% de aproveitamento  e resultados!

Portanto, o quesito tempo não pode ser mais desculpa para deixar o exercício físico de lado, não se preocupe se o método é mais ou menos eficiente, o importante é encontrar uma atividade que se adeque e atenda as suas necessidades.

Quer saber mais sobre o Hiit, Treinamento Funcional ou Pilates? Converse com nossas profissionais do Studio Grendene e venha  experimentar alguma de nossas modalidades!

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