A relevância do exercício físico no cenário atual

Nos últimos anos o mundo, vem enfrentando cada vez mais fenômenos atípicos e de grandes proporções, sejam naturais (em represália as mudanças impostas pelo próprio ser humano, como o aquecimento global, gerando temporais intensos, alagamento, etc) ou na saúde do ser humano (mental, física , social) proveniente da rotina desgantante, longas jornadas de trabalho, excessos tecnologicos e nas expectativas sociais ou preocupações com o futuro.

Com todo este cenário, cada vez mais o ser humano tende a ausentar-se como cidadão “saudável” e “livre”.

Em contra partida, existem diversos métodos preventivos e que estão ao alcance de todos, que podem blindar o nosso organismo a boa parte destes problemas, como manter uma alimentação saúdavel, ter uma boa noite de sono, curtir momentos de lazer, e realizar alguma atividade física, hábitos que contribuem significativamente para melhorar a qualidade de vida de todos nós.

Os exercícios físicos, tem se mantido no topo da lista de “grandes aliados”, mas será que no cenário atual, conseguimos deixar o sedentarismo e a preguiça um pouco de lado para mantermos ou começarmos?

Nos últimos meses conhecemos um novo “inimigo”, de proporções gravíssimas,  para “atrapalhar” ainda mais a rotina do ser o humano, afetando diretamente a nossa liberdade e nos deixando mais vulneráveis: o COVID-19 (Coronavírus).

O mesmo está com uma incidência de contágio alta e ainda não há previsão de mudanças deste quadro. Será que  diante desta situação, conseguimos incluir ou manter as atividades físicas em nossa rotina?

A resposta é sim!

Basta adotar todas as medidas preventivas que temos recebido da OMS (Organização Mundial de Saúde):
– Realizar esterilizações constantes das mãos e antebraços, lavando constantemente água e sabão, e fazendo o uso de álcool gel 70%.
– Evitar o contato íntimo, atravé de beijos, abraços e apertos de mãos.
– Evitar eventos e locais com grandes aglomerações.
– Manter-se hidratado e com o sono equilibrado

É imprescindível neste momento, realizarmos atividades e exercícios físicos leves à moderados, para manter nosso corpo saudável, protegido e/ou menos suscetível aos efeitos colaterais do novo vírus.

Temos a opção da aula presencial com horário marcado, em espaço aberto e também das consultorias onlines.

Conte conosco neste novo tempo!

Gente movimentando Gente!

Vinicius Camargo
Fisiologista.

Sem Comentários

Cancelar