A importância de fazer alongamentos todos os dias, mesmo em casa!

Essa quarentena nos pegou de surpresa! E agora como fazer para se manter sem dores e incômodos? A prática regular de alongamentos pode lhe ajudar nisso! Proporcionando benefícios como o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, e até mesmo o aumento do bem-estar físico e mental.

Isso serve tanto para quem é sedentário e está sofrendo por má postura, estresse, insônia, ou até mesmo para quem realiza atividade física e ficou com algum desconforto pós-treinamento.

O que é o alongamento?

Os alongamentos são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.

Quais os benefícios do alongamento?

São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a orientação de um profissional da área. Suas vantagens são:

  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;
  • Suaviza a irritabilidade muscular;
  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
  • Diminui a incidência de cãibras.

Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.

Como deve ser feito o alongamento?

É essencial a prática de alongamento constante, de preferência todos os dias. É importante ressaltar que você não pode sentir dor ao alongar-se e deve fazê-lo de forma correta, com calma, relaxado, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Como já mencionado, deve ser feito de preferência supervisionado por um profissional da área, mas caso não seja possível é muito importante a orientação de uma profissional da área da fisioterapia e/ou educação física. Cada posição de alongamento deve ser feita 3 vezes de 15 a 45 segundos, o ideal é que você faça um pré-aquecimento antes, como por exemplo, uma caminhada de 5 minutos ou polichinelos antes de executar os exercícios de alongamento.

​                É importante iniciar o alongamento pelos músculos primários que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois alongue os músculos auxiliares ou secundários como os músculos das mãos e dedos e dos bíceps.

A importância do alongamento e aquecimento

O Alongamento é importante porque aumenta a elasticidade e a flexibilidade dos músculos, reduz o risco de lesão, contribui para a correção da postura e para a circulação sanguínea, diminui a tensão muscular e provoca relaxamento do mesmo, Porém como citado antes o alongamento é muito importante ser praticado constantemente e sempre depois dos exercícios.

Já o aquecimento é a preparação de uma atividade ou exercício físico, ou seja, é a primeira parte do treinamento, seria movimentos de baixa intensidade e que são capazes de elevar a temperatura corporal, favorecendo o aquecimento muscular e corporal. São importantes porque aumentam o desempenho e minimiza lesão muscular.

A intensidade do aquecimento deve ser suficiente para aumentar a temperatura muscular sem produzir fadiga, um dos objetivos da pratica antes da atividade física é adaptar o corpo a pressão do exercício, treino ou atividade física. Os principais benefícios do aquecimento são:

  • Aumento da temperatura muscular;
  • Aumento do metabolismo energético;
  • Aumento da elasticidade do tecido;
  • Diminuição do risco de lesão;
  • Aumento da lubrificação das articulações;
  • Aumento do fluxo sanguíneo;
  • Melhora da função do sistema nervoso e central;
  • Evita dores musculares;

É muito importante fazer um aquecimento antes dos alongamentos também;

Efeitos do alongamento no corpo humano

São diversos efeitos que o alongamento promove no corpo:

  • Melhora a coordenação;
  • Diminui as tensões musculares;
  • Proporciona relaxamento muscular;
  • Previne lesões como distensões musculares;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Contribui na recuperação muscular após atividade física;
  • Colabora com atividades de desgaste como caminhada, corrida e natação;
  • Melhora o nível de flexibilidade das fibras musculares e reverte o encurtamento muscular;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
  • Beneficia a coordenação motora, à medida deixa os movimentos mais soltos e fáceis;

Por fim, com base nas explicações acima não há como negar a importância dos alongamentos na qualidade de vida das pessoas. Neste momento que estamos tão restritos pelo isolamento social torna-se uma excelente ferramenta para redução de dores, manutenção da postura e desempenho físico e melhora da saúde como um todo.

Alongue-se, e pratique suas atividades com menos risco e mais qualidade!

Vanessa Grendene
Fisioterapeuta e Proprietária – Clínica Grendene

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